terça-feira, 15 de maio de 2012

O mais antigo grafito do Mundo


O mais antigo grafito do Mundo


Uma equipa internacional de antropólogos descobriu, no sítio arqueológico Abri Castanet, no sudoeste de França, a mais antiga forma de arte mural. Com cerca de 37 mil anos, é o grafito mais antigo do Mundo.

 
foto DR
O mais antigo grafito do Mundo
 
A descoberta deita por terra um estudo publicado na semana passada nos Anais da Academia Nacional Norte-Americana de Ciências, em que cientistas franceses descreviam que as pinturas rupestres da gruta de Chauvet, também em França e com 30 mil a 36 mil anos, "eram as mais antigas e elaboradas".
Na edição desta semana da mesma revista, uma outra equipa de investigadores apresenta novos dados, depois de ter feito análises geológicas a vestígios encontrados nas escavações realizadas, em 2007, em Abri Castanet.
Apesar das diferenças temporais e de estilo que as separam, as pinturas de Castanet e Chauvet remontam à cultura Aurinhacence, do período pré-histórico do Paleolítico superior.
Os aurinhacenses foram os primeiros homens modernos descendentes dos que emigraram de África há quase 45 mil anos e sucederam ao homem de Neanderthal.
No sítio arqueológico de Abri Castanet, em Périgord Noir, os cientistas descobriram um bloco de calcário, de 1,5 toneladas e com diversas imagens gravadas, que fazia parte da abóboda de uma caverna, que serviu de abrigo a um grupo de caçadores, que poderiam chegar a 300.

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!