quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

'Avatar' concorre às eleições checas


'Avatar' concorre às eleições checas

Vladimir Franz, um artista e compositor checo de 53 anos e tatuado de azul da cabeça aos pés, colocou de parte a carreira para se tornar no mais excêntrico candidato à presidência da República Checa.
De acordo com o site ‘Huffington Post’, Vladimir intitula-se "candidato dos cidadãos" e situa as suas prioridades na tolerância, educação e cultura. A sua principal mensagem para os eleitores é que "não fiquem de braços cruzados" face aos políticos oficiais e que consigam "ler nas entrelinhas".
Apelidado de ‘Avatar’, o também professor de teatro, classifica as suas tatuagens, que cobrem cerca de 90% do seu corpo, como "a expressão de uma vontade, que não deve impedir a liberdade pessoal". Elas [as tatuagens] foram o que tornou o candidato conhecido e até popular entre os checos.
A concorrer como independente e com uma campanha centrada no Facebook, Vladimir está a expandir a sua popularidade e a despertar a atenção dos meios de comunicação internacionais. Num recente estudo, citado pela AFP, e realizado entre 61 500 estudantes de 441 escolas de todo o país, o artista conseguiu 40,7% dos votos.
"Em tudo o que fiz sempre comecei do nível mais baixo", afirmou o candidato, dizendo que é assim que pretende fazer com a política. O ‘político tatuado’ já conseguiu  8.777 assinaturas das 50 mil exigidas por lei para entrar na disputa presidencial.
Já as sondagens oficiais estão longe de ser unânimes, mas colocam os dois favoritos Jan Fischer e Milos Zeman (antigos primeiros-ministros) com 20% e 25%, respetivamente.
in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!